Coordenador : Nathalie Costa da Cunha
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389317.2201.160356.11022023
Departamento/Setor: MSV
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : O programa irá contemplar como público-alvo Universidades, Empresas agropecuárias, Institutos de Pesquisas, criadores de animais domésticos de produção, Profissionais e estudantes de Medicina Veterinária e outras áreas das ciências da saúde.
Local de atuação: MSV - Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde publica da Faculdade de Veterinária
Objetivo
Objetivos Geral: promover assessoria na avaliação epidemiológica de dados de instituições e laboratórios além do diagnóstico laboratorial de agentes patogênicos de importância veterinária. Específicos: - Confeccionar e/ ou adequar bancos de dados procedentes de diferentes instituições e laboratórios; - Analisar os bancos de dados procedentes de diferentes instituições e laboratórios; - Propor melhorias aos sistemas de criação a partir dos dados epidemiológicos obtidos; - Atender produtores, pesquisadores e médicos veterinários no diagnóstico laboratorial de agentes patogênicos; - Oferecer cursos, estágios, treinamento e capacitação em epidemiologia e diagnóstico laboratorial para profissionais e estudantes; - Produzir material técnico (manuais, folhetos, artigos informativos, palestras, entre outros) em epidemiologia e diagnóstico laboratorial; - Divulgar os resultados ao público-alvo em diferentes formatos, tais como folhetos e relatórios técnicos; - Divulgar os resultados em eventos científicos da área.
Resumo
A epidemiologia estuda as causas e efeitos relacionados aos agravos em saúde e avalia sua distribuição no espaço, no tempo, buscando os principais eventos e circunstâncias capazes de explicar ou influenciar sua ocorrência. Seu propósito está na promoção e proteção da saúde das populações animais e humana. O diagnóstico laboratorial de agentes patogênicos se faz necessário para tomadas de decisão frente ao único animal ou uma população, sendo uma ferramenta importante dentro dos estudos epidemiológicos. Desta maneira o objetivo geral deste programa é promover assessoria na avaliação epidemiológica de dados de instituições e laboratórios além do serviço de diagnóstico laboratorial de agentes patogênicos de importância veterinária. As atividades laboratoriais ocorrerão no Laboratório de Epidemiologia Molecular da UFF e as análises epidemiológicas serão realizadas utilizando-se programas computacionais. Espera-se que os serviços prestados possam contribuir para o controle e prevenção de enfermidades dos animais e do homem.